Encontre sua Dose!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como vencer o pecado?

Oi gente! Este post ficou um pouco comprido, mas sei que será benção para vocês. Não deixem de ler.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23).

Às vezes costumo pensar, o que fazer para vencer o pecado? De fato temos uma natureza carnal muito forte. A bíblia diz que nosso espírito e nossa carne estão em uma luta constante. Há realmente uma luta dentro de nós, entre fazer a vontade de Deus e a vontade da nossa carne (Gálatas 5:17). Mas como vencer isso?

Primeiro passo, precisamos reconhecer os nossos erros, as nossas falhas, reconhecermos que pecamos e que precisamos de Deus, que precisamos da misericórdia dEle e de Seu perdão. Somos totalmente dependentes dEle, e sem Ele nada somos e nada podemos fazer.

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (1 João 1:8)

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23)

Porém como diz em Romanos 6:23, “o salário do pecado é a morte”. Todo aquele que comete pecado e vive na prática do pecado e não se arrepende nem reconhece os seus erros, infelizmente não entrará no Reino de Deus.

Porém o mesmo versículo diz algo mais: “o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Todos pecaram, mas aquele que se arrepende dos seus pecados, e crê que Jesus é o Filho de Deus, e O aceita em sua vida, herda gratuitamente a Vida Eterna. Jesus morreu na cruz para salvar o mundo do pecado, aquele que crê em Jesus; o perdão, a misericórdia e a salvação que vem de Deus entram em sua vida. A salvação é um presente que Deus te dá, e ninguém paga por um presente ganho, você ganha, porque alguém já comprou para você, alguém já pagou o preço, e esse preço foi pago com o Sangue de Jesus.

"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." (1 João 3:9)

Quando aceita Jesus, você naturalmente morre para o mundo e renasce para Deus. Por isso Jesus fala que é necessário ao homem nascer de novo, porque ele precisa morrer para as coisas do mundo.

Sem querer me alongar muito, quero deixar uma das muitas experiência que Paulo nos conta através da Palavra.

"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." (Romanos 7:14-25)

Paulo fala exatamente do que eu estou falado, da luta que existe dentro de cada um de nós. Ele viveu isso. No texto sobre “tentação”, que o Diogo postou no blog há alguns dias, podemos ter uma idéia da força que os prazeres do mundo exercem sobre nós. No mesmo texto eu fiz um comentário, que seria muito interessante que todos vocês lêssem, pois procurei mostrar de forma simples e clara como o diabo faz para nos prender em nossos pecados.

Mais um ponto fundamental: No texto de Gálatas que eu citei lá no início, fala da luta entre nosso espírito e nossa carne. Ora, logo vemos que somos tanto constituídos de carne e também de espiríto, além da nossa alma, porém nos atentamos aos dois primeiros. Nossa natureza carnal deseja as coisas do mundo, os prazeres que destroem a nossa vida. Porém, é necessário que nosso espírito deseje as coisas de Deus. Ora, se temos duas naturezas diferentes, e entendendo que Deus nos deu o livre arbítrio e a escolha, precisamos escolher olhar as coisas com olhos espirítuais. Para ser mais claro, quando você olha algo com olhos carnais, você não vê as coisas sobrenaturais que o(a) envolve, e assim, você não consegue crer em Deus. Mas quando você olha com olhos espirituais e, enxerga o sobrenatural, você se fortifica, porque consegue ver o mover de Deus. Esse é outro ponto fundamental, olhar com olhos espirituais, obedecer ao espírito e não à carne.

Por fim meus amigos, para que possamos vencer o pecado, precisamos estar aos pés de Jesus, precisamos nos render e entregar nossa vida por completo a Ele, pois ele nos dá a força que precisamos para vencer o pecado. A oração, leitura da bíblia, e frenquentar uma igreja, para ouvir os ensinamentos de Deus e estar próximo de outros cristãos, é fundamental para estarmos mais fortes e resistentes ao pecado. Sozinhos, tudo fica muito difícil. Você deve procurar ser forte todos os dias, e mesmo que o pecado bata a sua porta, uma vez estando com Cristo, você já é mais do que vencedor, e terá um lugar preparado para você no céu.

Deus te abençoe poderosa e sobrenaturalmente!

7 comentários:

  1. Ao ler isso meu coração se enche de força sabia, sou Cristão há mais de 7 anos e muitas lutas tenho enfrentado, e confesso que muitas vezes errei, mas quero me arrepender e mudar, q vcs continuem firmes no Senhor e sendo esses instrumentos nas mãos do Senhor, olha nunca parem de escrever pq vcs num sabem como Deus pode usar esse blog, brigado Senhor!

    ResponderExcluir
  2. estou desviado ah 7 anos mais sinto que senhor ta me chamando de volta

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela palavra que Deus lhes colocou em seus corações... através da Palavra Divina de Deus percebemos o quanto errados que somos, e todos os dias devemos agradecer a Santa e Gloriosa misericórdia de Deus nosso Pai em nossas vidas....

    Que Deus lhes abençoe rica e abundantemente

    ResponderExcluir
  4. Tbm estou mtoo feliz por está palavra...sou evangêlica mas sinto minhas forçãs cada vez se acabando...são mts lutas e mtas vezes nos fazem querer desistir,,,mas quero continuar crendo em Deus e a fazer sua vontade...obrigada pela força.Deus abênçoe.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz pelos comentários de todos vocês. Essa luta não é fácil. Paulo e tantos outros personagens bíblicos viveram isso, mas também pudemos ver grandes vitórias. Ninguém pode tirar a FÉ de vocês. Se fortaleçam a cada dia. Também estive um tempo mal, há mais de 1 ano não escrevia no blog, mas para a Glória de Deus estou voltando, e que Ele conduza aqui as minhas palavras. Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir
  6. obrigado pela palavra escrita neste blog,saibam de uma coisa Deus usa as coisas loucas pra confudir as sabias,e Deus usou essa palavra escrita nesse blog para falar comigo profundamente,peço ajuda a voces em orações pois me encontrava fraco e caído com pecado que vinha tomando o espaço,mais Jesus falou comigo e já estou arrependido,e agradeço a Deus pelas suas misericódias novamente sobre a minha vida. orem pela minha vida espiritual e por todos os sentidos.a paz do Senhor.
    Dayvid Landim Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayvid. Fico imensamente feliz em saber que Deus tem usado esse espaço para falar a tantos corações. Sei bem o que você passou ou tem passado. Vive um longo período de frieza espiritual, mas tomei a decisão de ficar firme, voltar ao primeiro amor, e é isso que eu quero. Que possamos juntos estar a acada dia mais próximo dos braços do Pai. Deus te abençoe!

      Excluir