Encontre sua Dose!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Plano da Salvação

- Pecado: "Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23)

- Sangue: "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus" (Romanos 3.24-25)
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça" (Efésios 1.7)

- Batismo: "a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo" (I Pedro 3.21)
"E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados" (Lucas 3.3)

- Purificação: "Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente." (I Pedro 1.22-23)

- Crescimento: "Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação" (I Pedro 2.1-2)

- Céu: "Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." (Apocalipse 21.2-4)

Galera, bom dia!

Estou muito agitado, pois finalmente é sexta-feira (risos) e estou postando no blog!

Bom, naquele dia no qual eu arrumava umas gavetas, encontrei também uma antiga bíblia minha onde, dentro, havia umas folhinhas entituladas "Argumentos para evangelismo pessoal", onde constavam versículos que respondiam às mais frequentes perguntas feitas em evangelismos corpo-a-corpo. Lá, encontrei esse plano da salvação e gostaria de compartilhar algumas coisas com vocês.

Primeiramente, TODOS PECARAM E CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS.
Eu tinha o costume de pensar, quando me convidavam pra ir à igreja na época em que eu estava afastado, que a igreja não era lugar pra mim, pois as pessoas se denominavam perfeitas e santas e eu não era como eles, mas eu li um livro entitulado "Proibida a entrada de pessoas perfeitas" (John Burke - Editora Vida/2006) onde aprendi que Deus nos aceita como somos e como estamos. A igreja é um local de cura, libertação, salvação (Se não for, deveria ser). Aqueles que se denominam santos, perfeitos, também carecem da Glória de Deus. Ninguém é autosuficiente, nem chega ao céu sem Deus, e é sobre isso que eu vou falar.

Para toda promessa há uma condição. TODOS FOMOS JUSTIFICADOS PELA GRAÇA E REDIMIDOS ATRAVÉS DO SANGUE! O melhor: GRATUITAMENTE. Mas, como toda promessa, há uma condição. A condição para a propiciação dos nossos pecados é a fé no sangue de Cristo. É reconhecer e aceitar o fato de que Jesus morreu para te salvar. É o que chamamos de "aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador". É através disso que recebemos o perdão pelos nossos pecados. É assim que somos libertos e é através desse sangue que podemos começar a andar com Deus e sermos abençoados. Nesse texto, há uma revelação do caráter de Deus. Um Deus misericordioso, pois no nosso tempo de pecados, Deus era paciente. Deus tinha misericórdia da nossa vida e "esperou" o momento de reconhecermos nossos erros e aceitar o sacrifício que Ele fez, o Seu próprio filho, para que tivéssemos chance de sermos perdoados dos nossos pecados.

Após o sangue, vem um simbolismo muito conhecido por todos nós. O batismo. No texto supracitado, diz-se que o batismo não remove a imundícia da carne. O batismo é um simbolismo. Paulo (no segundo texto) pregava o batismo de arrependimento pois A ÚNICA FORMA DE PERDÃO DOS PECADOS ERA, E É, O ARREPENDIMENTO E A ACEITAÇÃO DO FATO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS NA CRUZ, visto que ele o fez justamente para a remissão dos pecados. Paulo era missionário. Não havia tempo para as pessoas se arrependerem e esperarem para serem batizadas. O simbolismo da confirmação, ou até mesmo oficialização, do arrependimento e da vontade de seguir a Cristo era feita quase que simultaneamente com o arrependimento. Irmãos, não há um tempo pré-definido entre o arrependimento e a salvação. A partir do momento em que você assume que Jesus morreu por você e que você se arrepende dos seus pecados, pede perdão e aceita que Jesus o ajude a não pecar mais, você já está perdoado. Já está salvo! O batismo é um simbolismo. O batismo não vai te salvar. O que te salva é a aceitação da morte e ressurreição de Cristo.

A purificação é parte do processo. Por isso a igreja é um lugar de cura. É um lugar para você. Se todos pecaram e carecem da Glória de Deus, é porque todos temos defeitos e necessitamos de purificação. A purificação da nossa alma acontece ao conhecermos a Palavra e ao seguirmos a mesma, isto é, quando conhecemos e obedecemos a bíblia. Mas, por que devemos ser purificados? Porque fomos gerados de Deus e devemos honrar nossa herança. Viemos de Deus, fazemos parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja, sendo, portanto, gerados de semente incorruptível. É aqui que acontece o que chamamos de "aumentar o seu galardão no céu". O galardão é a recompensa pelas suas obras na Terra. É aqui que Deus vai avaliar as suas obras. Obviamente (lembre-se de que Deus é justo), que uma pessoa que trabalhou com sinceridade para a obra de Deus a vida inteira não receberá a mesma recompensa de uma pessoa que aceitou a Jesus nos últimos minutos antes da morte. Não seria justo. o GALARDÃO do primeiro será muito maior. As pessoas costumam ter uma imagem de crente careta, pastor ladrão, etc citando alguns exemplos que cristãos que não seguem a Palavra de Deus. Essas pessoas não honram a herança que têm, embora devessem fazê-lo. A purificação vem com o tempo. Vem com o estudo, a análise da Palavra e a obediência ao que nela consta. É como um hospital. Você vai, descobre o problema e trata em casa. Com a igreja também é assim. Também não adianta você achar que apenas na igreja que você vai ser tratado. A purificação é um processo diário. Claro que também existem pessoas que estão tão doentes que necessitam de uma espécie de UTI (risos), mas chega dessa metáfora, acho que vocês já entenderam. (Meu post vai ficar do tamanho do último post do Bruno. ( :S ) (risos)

Depois de ter se limpado, é hora de crescer no relacionamento com Deus. O crescimento espiritual, do meu ponto de vista, é fruto da fase de purificação, pois o leite espiritual é o crescimento da sua intimidade com Deus. Conforme você estuda a Palavra, busca a Deus e obedece à Sua Palavra, você está alimentando a sua intimidade com Deus. O crescimento começa com o conhecimento, depois se dá pela busca pelas experiências com Deus e se torna efetivo quando você tem experiências. "Desejai o leite espiritual" significa "BUSQUE INTIMIDADE COM DEUS." Isso resultará em experiências com Ele. Por isso é importante não se limpar sempre, mas manter-se limpo. Se você peca e pede perdão, peca e pede perdão, e assim sucessivamente, você empaca na fase da purificação, logo, não cresce.

O céu é a melhor parte. (risos)
Você consegue se imaginar morando com Deus? Numa Terra sem mortes, sem violência, sem uma lágrima sequer? Sinceramente, é abstrato até para quem é crente há 70 anos. No nosso tempo, está a cada dia mais difícil imaginar uma Terra assim, visto que estamos inseridos em uma sociedade onde nos acostumamos a lidar com assaltos, mortes, doenças e a falta de amor, como o Bruno postou ontem. Mas galera, se a Bíblia diz que será assim, será assim. Novamente cito Números 23.19: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?". Não é maravilhoso???

Bom galera, é isso... Deixa eu ir trabalhar... (risos)

Espero que esse post tenha edificado a vida de vocês.

Não percam o próximo post. Devo falar sobre pecado. Aproveite a oportunidade e seja também um semeador! Indique este blog a um amigo que precisa ouvir a Palavra de Deus tanto quanto você!

Um forte abraço.

Por: Gabriel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário