Encontre sua Dose!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pedro (Parte 2)

Bom dia, galera.

Vamos logo ao que interessa.
Texto: 1 Pedro 2. 4-10

Neste texto, Deus diz para nos achegarmos a Jesus. Há uma metáfora em relação a ele. Jesus é como uma pedra, rejeitada pelos homens, mas é uma pedra preciosa para Deus. Jesus, que foi rejeitado pelos homens, era o escolhido para ser a pedra angular (fundamental) de TODO o plano de Deus para a humanidade. Davi, rejeitado pelos seus irmãos, foi o escolhido para ser rei de Israel (1 Samuel 16. 10-12). José, também rejeitado pelos irmãos, foi governador do Egito (Gênesis 37.4; 41. 40-44). No versículo 5 de Pedro diz que nós também podemos ser pedras angulares, mesmo que sejamos rejeitados pelos homens. Deus também nos coloca em posições de importância e exalta nosso nome quando nos achegamos a Jesus.

Nos versículos 6 e 7, Deus diz que coloca Jesus num lugar de destaque, ao alcance do olhar de todos, onde podemos ter acesso, vindo de onde viermos (esse é o sentido da "esquina" nessa passagem). Nós conseguimos reconhecer a preciosidade de Jesus, e de cada cristão, pois os reconhecemos (não os confundimos) como Filhos de Deus. Estes são os rejeitados pelos homens, mas são os eleitos por Deus para ocuparem lugares de destaque, como Jesus.

No vsc. 8, Deus compara os que vivem num meio termo (nem cristão, nem do mundo secular) a pedras mal encaixadas, que fazem as pessoas tropeçarem. São aquelas pessoas que estão nem dentro, nem fora. Mas nós, que cremos em Jesus, somos um povo escolhido para anunciarmos Jesus às pessoas. Quem crê em Jesus tem privilégios que nos diferenciam dos demais. Nós, que nascemos no pecado, que nascemos não sendo povo eleito de Deus, sem estarmos sob a misericórdia de Deus, um dia fomos resgatados, através da fé em Jesus, para que mais pessoas fossem atraídas para junto de Jesus.

Queridos, esse capítulo de Pedro é maravilhoso. Quando cremos em Jesus e experimentamos Sua bondade, passamos a ter privilégios da parte de Deus.
Quando nos achegamos a Jesus, somos postos em locais de destaque, e é para aparecermos mesmo, para nos expôr, pois fomos chamados para anunciar a Palavra de Deus. Mesmo que os homens nos rejeitem, Deus exalta nosso nome para que anunciemos Sua Palavra e estabeleçamos o reino d'Ele na Terra.
Também entendemos que, se não assumirmos uma postura firme em nossa fé (sermos ou de Jesus, ou do mundo secular), viramos pedra de tropeço, nos tornamos nada, uma coisa indefinida, que não se encaixa em lugar algum e só atrapalha.
Aprendemos também que quando aceitamos a Jesus, somos levados a um outro patamar. Nos tornamos Filhos de Deus e passamos a viver sob Sua misericórdia e seu amor. Antes disso, não éramos povo de Deus. Não éramos pedras angulares, fundamentais.

Jesus está aí (e aqui no blog). Jesus está ao seu alcance. Está bem na esquina. Não importa de que rua você venha (da igreja ou do mundo secular). Encontre seu lugar no mundo. Seu lugar é o mais alto e mais importante. Assuma isso. Seja parte do povo de Deus.

Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário