Encontre sua Dose!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A BÍBLIA: UM LIVRO ÚNICO (1)

Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. (Salmo 119:18).

Os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:21).

A Bíblia é um livro extraordinário. Foi escrita no transcurso de vários séculos por cerca de 40 autores que viveram no Oriente, Egito e Europa. Contudo, ainda hoje é lida e apreciada por milhões de pessoas que vivem na era da informática.

Como esse livro pôde atravessar os limites do tempo e do espaço? Atualmente está difundido, parcial ou integralmente, em mais de dois mil idiomas em todos os continentes.

Como explicar tal longevidade e universalidade? A única explicação é que ao contrário dos demais livros, a Bíblia fala ao ser humano de todas as idades, raças e níveis culturais, por ser na verdade a Palavra de Deus.

De fato, ela é a revelação escrita de Deus dada ao homem. Mostra um Deus que fala. “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16), o que significa que é o resultado de uma ação divina, embora contenha muitas palavras pronunciadas por seres humanos. Sem dúvida, os autores bíblicos, escolhidos e dirigidos por Deus, utilizaram sua experiência, vocabulário, e contaram fatos autênticos, visões e sonhos.

Assim, sem combinações humanas – coisa impossível para homens que viveram em épocas tão diferentes–, as diversas partes da Bíblia lentamente se ajuntaram umas às outras até formar esse conjunto único e harmonioso. Nenhum livro é comparável a ela.

(Extraído do devocional "Boa Semente")

Nenhum comentário:

Postar um comentário