Encontre sua Dose!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O cão, a porca e a ovelha

"Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama." (2 Pedro 2:21-22).

Os que insinuam que a vida eterna pode ser perdida usam o texto acima como respaldo a tal idéia. Recomendamos aos nossos leitores que estudem cuidadosamente os princípios bíblicos em várias epístolas e que não tomem versículos isolados do contexto no qual se inserem. Fica claro ao lermos 2 Pedro 2 que o assunto deste capítulo é a corrupção da cristandade, ou seja, os que usam o título de cristãos sem viver de acordo com os padrões bíblicos e sem possuir a vida de Deus em si. Pedro se refere aos que se infiltram nas congregações sem serem convertidos, ensinando doutrinas falsas e imorais.

A porca lavada por fora, sem qualquer modificação em sua natureza suína que logo volta à lama, é um retrato perfeito da cristandade. 2 Timóteo 3:4-5, Judas e Apocalipse mostram que a esmagadora maioria dos que hoje se dizem cristãos não entra no reino de Deus, mas caem em um estado pior que o paganismo. Como o cão retornando ao vômito, o homem secretamente tem prazer no mal, se não for transformado. Acabará revelando em público aquilo que é no interior.

Entretanto, o Espírito Santo jamais utiliza os termos “cão” e “porca” para designar os verdadeiros cristãos. Ele os chama de “ovelhas”. Uma porca ou um cão por mais limpos que estejam nunca foram ovelhas. Outras passagens nos mostram que há pessoas que se disfarçam de ovelhas e passam despercebidas (Mateus 7:15). Na verdade, são lobos cuja natureza perigosa (Atos 20:29) será exposta algum dia.

(Extraído).

Nenhum comentário:

Postar um comentário