Encontre sua Dose!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que é ser “sóbrio”?

"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação (1 Tessalonicenses 5:8)."

A palavra “sóbrio” ocorre freqüentemente nas epístolas de Paulo. Ele a utiliza na maioria das vezes para se referir ao estado espiritual dos crentes. No versículo de hoje, ela está diretamente relacionada com o “dia do Senhor”, que virá para todos os que não se interessam por Cristo como um “ladrão de noite” (v. 2). Em um sentido espiritual, tais indivíduos pertencem à “noite”. Quando o dia os surpreender, todos os desejos e expectativas fracassarão.

No entanto, a expectativa dos crentes é a vinda do Senhor para arrebatar a Igreja, Sua Noiva. Esse pensamento deve encher tanto nosso coração que ele passe a ser uma fonte de consolo mútuo (4:18).

Por termos essa esperança dentro de nós, devemos ser sóbrios. Os verdadeiros cristãos são “filhos da luz e filhos do dia”. Eles conhecem o Deus no qual crêem, sabem o que esperam e não se dão ao fanatismo. Por outro lado, a falta de sobriedade é característica da noite, pois “os que se embebedam, embebedam-se de noite” (vv. 5-7).

Para ser espiritualmente sóbrio, é preciso conhecer muito bem a Palavra de Deus e obedecer com simplicidade aos seus ensinos. Esse é o único caminho para escaparmos da influência mortal do humanismo. É bastante comum os crentes adotarem falsas doutrinas por terem seus sentimentos tocados por elas. Sua atração nos entusiasma e nos arrebata, dando aparência de uma verdadeira vida espiritual. Porém, na maioria dos casos nada mais é que falta de sobriedade, é engano. É noite, não dia; trevas, e não luz. Mas os filhos da luz discernem essas coisas, pois vivem na luz de Deus que tudo perscruta.

(Extraído).

Um comentário:

  1. Olá,interessante este post...
    Temos visto muito isso em algumas igrejas, pessoas sendo levadas pelos ventos de doutrina, e agindo somente pela emoção e não como Deus fala sobre o culto racional.
    O que tem acontecido, é que muitas pessoas acham que adorar a Deus, é chorar durante um louvor, ou coisa parecida, quando na maioria das vezes, apenas nos emocionamos, mas não adoramos realmente ao Senhor, como deve ser feito, adorar como o salmista fala "com o coração quebrantado e contrito..."
    Adorar a Deus é ser obediente aos mandamentos Dele e cumprir a Sua Palavra, é se entregar nas mãos Dele e deixar Ele agir, adorar a Deus vai além do que imaginamos...
    E uma vez que se experimenta a presença de Deus, acredite, você não consegue mais parar de Adorar ao Senhor!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir