Encontre sua Dose!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A chave dos nossos sonhos


Ser jovem é viver de sonhos e perspectivas. Tem uma fase específica da nossa vida em que os desejos da infância como: o brinquedo novo, a roupa da moda, o livro que é lançado, entre outras coisas ficam de lado, e cresce conosco uma necessidade de correr atrás de novos horizontes e objetivos. Fica pra trás a preocupação com bens materiais e surge uma nova pessoa se preocupando com o futuro. “Onde eu vou parar?”, “o que eu quero ser quando crescer?”, “o que eu vou fazer da minha vida?”, deixam de ser perguntas remotas e começam a se tornar indagações do dia a dia.

Algumas pessoas descobrem sua vocação para uma profissão cedo, outras apenas através de experiências. A verdade é que independente da situação uma coisa é certa: Deus nos capacita à medida que nos esforçamos e honramos o Seu Nome. Ele não colocará um sonho ou um dom específico para você ficar frustrado ou se indagando porque as coisas não podem ser da maneira que você quer. Tudo acontece em um tempo determinado, e é preciso sabedoria e persistência para se conquistar aquilo que deseja. Quando Jesus Cristo morreu na cruz, ele não apenas fez isso pelos teus pecados, mas também para lhe conceder a liberdade de sonhar.

Em Romanos 8:28, Paulo diz que: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Esse verso pode ter diversas interpretações dependendo do ponto de vista, mas eu particularmente o elegi carinhosamente como a “a chave dos nossos sonhos”. A partir do momento que você acredita na fidelidade de Deus e o ama de todo coração, não há dúvidas de que você é mais que vencedor em todas as coisas, pois o Senhor é fiel para cumprir.

O meu testemunho começa no começo de 2011. Eu estava no 4º período da faculdade de jornalismo, e muito triste, pois não conseguia nenhum estágio no mercado. Você sabe como ser jovem é ser ansioso, certo? Aquela situação estava afligindo meu coração. Eu queria ter o meu dinheiro e ganhar experiência. Particularmente, eu tinha certa paixão pela área de jornalismo esportivo, porém o mercado de trabalho era extremamente fechado, sem contar que apesar de estarmos em pleno o século 21, muitas mulheres que demonstram interesse nessa categoria sofrem preconceito. Eu já havia praticamente deixado esse objetivo de lado, mas Deus nunca se esquece dos nossos sonhos (depois vocês vão entender o porquê).

Em março de 2011, Deus me honrou com um estágio no jornal Folha Dirigida, um dos principais veículos de concurso público do país. Eu achava que tudo seria um mar de rosas, mas não foi. Eu tinha uma editora que não era uma pessoa fácil de lidar (apesar dela ter sido uma das peças fundamentais para o meu amadurecimento). Chegou uma determinada época em que trabalhar naquele lugar não me fazia bem. As broncas diárias e a falta de paciência da minha chefa me fizeram ter vontade de sair dali, mas sempre tinha aquele pensamento: “o que os outros vão pensar?”, “e se eu não conseguir nada diferente?”

Porém, tinha uma certa voz que me encorajava a seguir para outros horizontes. Quantas vezes não passamos por isso? Queremos nos libertar de uma determinada situação ou fugir da tempestade, mas temos medo ou ficamos por comodismo? Isso me lembra muito a passagem de Mateus 14-22-33, quando Jesus aparece caminhando sobre as águas em meio à tempestade, os discípulos que estavam no barquinho acharam que era um fantasma ou algo do tipo. Após reconhecerem o seu mestre, Pedro saiu de dentro do barco, caminhou e afundou, deixando claro o quanto era pequena sua fé. Eu arrisquei ser diferente de Pedro, venci meu orgulho, deixei o medo de lado, e sai do meu “barco”, parando de vez com a tempestade. Larguei o meu emprego na esperança de que coisas melhores estavam por vir, e segui em frente.

As coisas não foram muito fáceis. Não demorou muito para a falta de dinheiro começar a me incomodar. Eu tinha que pagar o dízimo, pagar passagem para ir para a igreja e ir para as ruas espalhar currículos, mas Deus é fiel em todas as coisas, e sempre cuidou de todos os detalhes. Uma tia me ajudou com uma pequena “mesada”, e meus pais também me apoiavam em tudo que podiam.

Comecei então a jejuar e orar em prol de uma nova oportunidade de estágio. Como era o início da minha caminhada como cristã era tudo muito novo para mim. E nessa série de jejuns tive minha primeira experiência com Deus. Um dia quando estava jejuando de manhã cedo, uma mensagem de um irmão da igreja chegou a meu celular me avisando que em breve os desejos do meu coração iriam se realizar. Naquele dia, eu tinha uma entrevista para estagiar na imprensa de um Sindicato de Civis das Forças Armadas. Eram apenas 3 vagas e eu havia sido a décima entrevistada, e Deus na sua imensa fidelidade me concedeu uma. Eu tinha um estágio novamente, e havia ficado apenas 2 meses desempregada.

Trabalhar naquele Sindicato foi sem dúvidas uma das maiores bênçãos da minha vida, eu tinha uma chefa cristã, tive oportunidades de cobrir reuniões em Brasília e mais uma vez ter uma experiência fantástica com Deus. Certo dia, quando cheguei ao meu local de trabalho, havia recebido a notícia que metade dos meus colegas haviam sido demitidos. Havia sobrado apenas minha chefa e mais um menino que trabalhava no horário da manhã. Logo me veio em mente aquele versículo de Salmos 91 que diz: "Mil cairão ao teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido".

Seis meses se passaram, e eu ainda tinha outros sonhos para por em prática. O ano de 2011 havia terminado,  já estava no ano da minha formatura, e por mais que eu gostasse de estar naquele sindicato, eu queria buscar outras áreas. Logo me veio em mente a área de esportes novamente, e Deus começou a colocar aquilo cada vez mais firme em meu coração (como eu disse antes, ele não esquece dos nossos sonhos).

Coloquei mais uma vez minhas vontades nas mãos do Senhor, e fiz provas e entrevistas para jornais renomadas na área, nada consegui. Até que um dia me deparei com uma Agência de Jornalismo, que trabalhava com diversos temas, inclusive esportes. No começo eu fiquei um pouco resistente, mas segurei na mão do Senhor e fui. Fiz a entrevista, escrevi uma matéria sobre um jogo da Copa Libertadores, e no dia seguinte havia recebido a notícia: a vaga era minha. Quando eu menos imaginei, Deus havia trazido o meu sonho à tona para ser realizado, o tempo dele havia chego.

Passar por outros lugares, confiar em Deus e persistir, foram etapas de um processo de amadurecimento tanto espiritual quanto profissional. Hoje, sou a mais nova contratada da Agência e posso dizer que a minha vida profissional tomou um rumo muito além do que eu podia imaginar. Como diz em 1 Coríntios 2.9: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Você tem um sonho? Confie em Deus e persista, que no momento certo tudo irá se realizar. Ele é fiel para cumprir!

(Testemunho enviado por Tainá Oliveira)

Um comentário:

  1. Simplesmente amei esse testemunho. Maravilhoso ver o agir de Deus na sua vida. O mundo busca seus ganhos por meio de suas próprias forças, mas nós confiamos no Senhor. Essa palavra falou muito ao meu coração e que possa falar a muitos outros também a partir de agora.

    Meus sonhos estão nas mãos de Deus. Que seja feita a vontade dEle.

    ResponderExcluir